quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sobre Honoré de Balzac (texto da internet):

Livro "A mulher de trinta anos"
O romance balzaquiano, quer seja adorado ou criticado, foi e continuará a ser incontornável.
A Mulher de Trinta Anos (1831), obra que integra já o romance de costumes, começou por ser publicada de forma irregular em revistas, entre 1830 e 1832, conhecendo, após várias composições da versão original, a sua versão final, tal como a conhecemos, integrada no terceiro volume de La Comédie Humaine.Organizado em seis partes, pretende apresentar a vida de uma mulher em episódios centrados cada um na idade e na situação da protagonista.O livro traça um retrato da condição da mulher aristocrático-burguesa da primeira metade do século XIX, em França, submetida às obrigações do casamento, impossibilitada de desfazer os laços do mesmo quando se sente enganada nas expectativas de uma vida em comum, ao mesmo tempo que regista o perfil de uma mulher intelectualmente independente, determinada, culta, sensível, e, por isso, vítima heróica e martirizada dessa mesma condição.

Nota do autor«É mais fácil ser amante do que marido pela simples razão de que é mais difícil estar disponível todos os dias do que dizer coisas agradáveis de vez em quando.»Honoré de Balzac

Mulher polvo, eu????

Sim, vou começar assim, contando a todas os meus amigos - porque internet tem dessas coisas, todos nos sentimos amigos uns dos outros rsrs - que escolhi esse nome mulher polvo devido à vida louca vida que nós mulheres temos... e, se não temos muitos braços como um polvo (braços!?), temos que criá-los. Mulher não precisa ter muita coisa, ela inventa. Seja pelos filhos, pelos pais, pelo marido, pelo namorado, pelos vizinhos, pelos colegas de trabalho... ela tira coisas do arco-da-velha (que antigo, meu Deus!) para "abençoar" os seus.
ah, e por que Vy Balzak? Bom, claro que vcs devem ter percebido que meu nome não é este, mas é uma homenagem a alguém que se interessou pelas mulheres da minha idade rs.
Volto logo. Beijinhos.